Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

terça-feira, março 27, 2007

Falar verdade compensa

"O bacharelato (de José Sócrates) no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra - que tantas dúvidas tem levantado - é completado, 20 anos depois (...), com uma obscura licenciatura pela universidade independente".

"O estilo do primeiro-ministro confirma apenas a sua falta de substância".

In, Constança Cunha e Sá, público de 15/03/2007

quarta-feira, março 21, 2007

Grita Liberdade, grita

A vitória do povo

A imprensa escrita de hoje noticia que Chaves MANTÉM urgência médico-cirúrgica.
As autarquias do Alto Tâmega e o Ministério da Saúde, com intermediação do governador civil de Vila Real, António Martinho, chegaram a um acordo sobre a manutenção das urgências.
Segundo o presidente da Câmara de Chaves «O Hospital de Chaves vai manter a urgência médico-cirúrgica, mesmo após a conclusão da Auto-estrada 24, entre este concelho e Vila Real», afirmou o social-democrata João Baptista, assegurando ter obtido esta garantia do Ministério da Saúde. João Baptista adiantou que o acordo será formalizado em breve e que «a Unidade Hospitalar de Chaves mantém o seu actual estatuto de urgência médico-cirúrgica, sem qualquer condicionalismo ou subterfúgio».

João Baptista, presidente da Câmara de Chaves, salientou que o hospital local serve as populações dos concelhos vizinhos de Valpaços, Boticas e Montalegre - cerca de 80.000 pessoas - e que algumas localidades de Chaves já ficam actualmente a mais de 45 minutos de distância da urgência local.

Exemplificou com os casos de utentes da localidade de Cabril, em Montalegre, que têm que percorrer 80 quilómetros para chegar a Chaves e depois teriam ainda que fazer mais 70 quilómetros para alcançar Vila Real.

Comentário: Como várias vezes referi, o povo de Montalegre era o principal prejudicado com a desclassificação do Hospital de Chaves, tendo sido o principal argumento utilizado pelos autarcas na defesa da não desclassificação do Hospital. Por isso pergunto: quantas pessoas de Montalegre estiveram na GRANDE manifestação de Chaves? Porque não foram mobilizadas?

segunda-feira, março 12, 2007

Subida do nível do mar pode ser maior do que se pensa

Bush ainda não assinou o protocolo de quioto
A subida do nível do mar e o degelo dos pólos podem ser fenómenos bem mais graves do que se previa, de acordo com os oceanógrafos da agência espacial norte-americana, NASA."Tudo indica que este processo vai acelerar", afirmou Eric Lidstrom, chefe do departamento de oceanografia da NASA, durante uma conferência sobre os oceanos que decorreu em Hobart, na Austrália.
Um ano antes da revolução industrial, no século XVIII, o aumento do nível do mar ocorria à razão de um milímetro por ano. Agora, dois séculos mais tarde, esse aumento é três vezes superior, ou seja, três milímetros por ano. Segundo os especialistas, este fenómeno é provocado pela combinação de aquecimento global do planeta, degelo das calotes polares e longos ciclos de alteração natural dos níveis do mar.
Uma verdade inconveniente, diz Al Gore. Lamentavelmente todos o ouvem, mas assobiam para o ar. Os dólares ou euros, tanto faz, falam mais alto.
Quando “acordarmos” pode ser tarde demais.

domingo, março 11, 2007

Nascimento na A14 reacende constestação

Lembram-se dos protestos contra o encerramento de maternidades com poucos partos? Passado um ano, alguma das terríveis previsões se confirma?, escrevia Vital Moreira, em 23 de Fevereiro último no blogue causa-nossa, na sequência das justas manifestações das populações contra o encerramento ou despromoção das urgências hospitalares.
Menos de um mês depois dos disparates escritos por Vital Moreira eis que, infelizmente, uma criança nasce em plena A14 dentro de um ambulância dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz a caminho da maternidade em Coimbra (notícia JN).
Este nascimento reavivou a polémica em torno do encerramento do bloco de partos da maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz e poderá abrir nova constatação popular (a única forma do povo, em liberdade, mostrar a sua indignação com medidas injustas).

quarta-feira, março 07, 2007

Já espancou um professor?

Bater em professores tornou-se o desporto favorito dos portugueses. Só no ano passado, segundo dados do Observatório de Segurança Escolar, houve 390 agressões a professores, o que, tendo em conta que o ano lectivo tem cerca de 180 dias de aulas, dá a luzida média de dois por dia. Por outro lado, a Linha SOS Professor anunciou que 40% dos docentes que a contactaram desde Setembro foram vítimas de agressões por parte de alunos e encarregados de educação. A ministra Maria de Lurdes Rodrigues está, pois, de parabéns por vários motivos não só foi ela a da ideia, inaugurando o seu memorável mandato a "bater" nos professores, acusando-os de todas as desgraças da Educação em Portugal, como o facto de os professores espancados acabarem, na maior parte dos casos, no hospital permitirá excluí-los de progressão na carreira, já que em boa hora se lembrou de pôr as faltas por doença a contar para a avaliação da sua assiduidade. A ministra promete agora "restituir" a autoridade às escolas. Pode imaginar-se o que isso quer dizer através do exemplo de autoridade já dado pelo CE da Escola EB 2+3 de Maceda (Ovar), que, no caso de uma professora pontapeada, mordida e ferida no couro cabeludo pela mãe de um aluno decidiu pôr um processo disciplinar à professora.
P.S. Este artigo foi publicado na última página do Jornal de Notícias de ontem. Parabéns ao autor. Subscrevo o texto na integra. A pouco e pouco o País vai se apercebendo da NULIDADE que dirige(?) o Ministério da Educação. Só me interrogo como foi possível enganar tantos Portugueses durante tanto tempo.

segunda-feira, março 05, 2007

"Educação fractura PS"

O semanário SOL dá-nos esta espantosa notícia.

Na reunião de quarta-feira passada com os deputados socialistas da comissão parlamentar de educação o Secretário de Estado, Valter Lemos, irritou-se de tal forma com os deputados socialistas que "O Secretário de Estado berrou, amachucou os papéis e atirou-os ao ar numa atitude inimaginável e indigna para um governante", relata o SOL, sitando uma fonte socialista presente na reunião. "Não foi um berro isolado. Gritou de forma continuada. Estava totalmente descontrolado", continua a mesma fonte. Enfim...
Este é o Secretaario de Estado que temos..., mas os deputados socialistas não ficam melhor na fotografia. Só agora se revoltaram (já tarde demais), pois só agora se aperceberam que os 26 deputados socialistas professores também vão ser prejudicados...se o Estatuto da carreira docente não os prejudicasse não se revoltavam...
Com esta guerra entre "comadres" talvez os professores, os verdadeiros, não sejam tão prejudicados. Amanhã (hoje) já o saberemos...

P.S. Atendendo à postura INDIGNA do secretário de Estado da Educação, não deviam, no mínimo, os deputados socialistas exigir a imediata demissão do Secretário de Estado?

domingo, março 04, 2007

Poema para Galileo

(...)Eu queria agradecer-te, Galileo, a inteligência das coisas que me deste.Eu, e quantos milhões de homens como eu a quem tu esclareceste,ia jurar - que disparate Galileo! - e jurava a pés juntos e apostava a cabeça sem a menor hesitação - que os corpos caem tanto mais depressa quanto mais pesados são.
Pois não é evidente, Galileo? Quem acredita que um penedo caia com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo na praia? Esta era a inteligência que Deus nos deu. (...)Por isso estoicamente, mansamente, resistente a todas as torturas, a todas as angústias, a todos os contratempos enquanto eles, do alto inacessível das suas alturas, foram caindo, caindo, caindo, caindo, caindo sempre,e sempre, ininterruptamente, na razão directa dos quadrados dos tempos.

quinta-feira, março 01, 2007

Morreu o Bento

Bento deixou aos 58 anos o futebol português de luto. A antiga glória dos encarnados, morreu hoje, aos 58 anos, vítima de morte súbita.
Recorde-se que o ex-guardião do Benfica foi titular indiscutível na baliza encarnada entre 1976 e 1986 e ainda ontem esteve no Casino Estoril a festejar o 103.º aniversário.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.