Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

quinta-feira, junho 19, 2008

Adeus, Euro 2008


Hoje, embora jogando melhor do que a Alemanha, perdemos o jogo e dissemos adeus ao euro. Paciência, é a lei do jogo!
Pessoalmente, vou ficar a torcer pela nossa vizinha Espanha.
Mas vamos às "vitórias" morais: na SIC entrevistaram, a partir da Suíça, o DR. Fecha. Na TVI, um senhor de Frades, que não consigo identificar pelo nome. E na RTP uma menina de Salto, que, como teve o cuidado de referir, é a namora do Rui Patrício, Guarda-redes suplente da Selecção e titular do Sporting. Enfim! Com tantos Portugueses na Suíça para entrevistar, as televisões portuguesas, ao acaso, escolheram maioritariamente pessoas do Concelho de Montalegre...estão de parabéns!

quarta-feira, junho 11, 2008

Os combustíveis



Afecta-nos a todos. A pouco e pouco as prateleiras dos supermercados começam a ficar vazias e as bombas de gasolina sem combustível. É o preço que temos de pagar pela luta de um futuro melhor.
É vergonhosa a escalada dos preços dos combustíveis. E se é verdade que esse aumento afecta todos os países não é menos verdade que o Governo Português podia suavizar esse aumento com um gesto tão simples quanto justo: limitar-se a ganhar apenas o que ganha o estado Espanhol, com os combustíveis. Era fácil, não era?

terça-feira, junho 03, 2008

Alegre, Soares e o PS



O PS está zangado com Alegre, por este participar, hoje, numa festa com forças de esquerda, entre as quais o BE. Nada de novo. Mas é estranho que os "empregados" do PS, entre os quais o porta voz, Vitalino Canas, não mantenham a mesma atitude com Mário Soares, depois do que este disse no artigo recente publicado no DN.
O PS anda perdido. Mas o que mais me choca é ver pessoas cá da terra que sempre se disseram de esquerda nada terem a dizer sobre a política de direita, levada a cabo por Sócrates.
Estou em "crer", que também para eles, quando acordarem, pode ser tarde demais.
A participação de Manuel Alegre nesta iniciativa do BE, ou de um outro qualquer movimento, é um direito de cidadania que não se discute.

Alegre é uma referência da luta contra a ditadura, um intelectual de grande dimensão e um político cuja vida se confunde com a militância partidária. Fez mais ele pelo PS que todos os Vitalinos Canas Juntos.

Qualquer português se deve interrogar sobre os caminhos políticos que podem abrir-se. Baixam-se impostos e despedem-se funcionários públicos? Aumentam-se e subsidiam-se os combustíveis? Eliminam-se, diminuem-se ou aumentam-se as prestações sociais aos mais necessitados? Enfim, há imensas equações que podem fazer-se de acordo com as opções ideológicas de cada um e, passe o jargão marxista, com as opções de classe.
Mas há uma certeza: em Portugal VIVE-SE hoje PIOR do que quando Sócrates tomou o poder.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.