Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

segunda-feira, maio 31, 2010

Montalegre desceu de divisão. E depois?

O Desportivo de Montalegre desceu de divisão. Foi pena, sobretudo depois de ter goleado, em casa, o Santa Maria. Mas não foi "o fim do mundo". Para o ano há mais ...
A família Viage, treinador e presidente, tudo fez para manter o Montalegre na terceira divisão nacional. Não o conseguiu. Mas, estou certo que, independentemente de alguns erros cometidos (quem os não comete, a descida de divisão não se ficou a dever a eles.
Merecem toda a nossa solidariedade.

quarta-feira, maio 26, 2010

Crise? Qual crise?

Todos os dias somos bombardeados com notícias da crise económico/financeira que os países europeus atravessam, com especial destaque para a situação Grega, Espanhola e Portuguesa.
Mas vejamos o exemplo que vem do parlamento europeu: depois de há muito pouco tempo os deputados europeus terem recebido, gratuitamente, computadores portáteis,o parlamento europeu decidiu substituir esses computadores pelo novo gadget da Apple. Assim, os 736 eurodeputados vão receber um IPOD gratuito que custa aos contribuintes cinco milhões de euros.
A crise não é para todos ...

terça-feira, maio 25, 2010

E se Manule Alegre desistisse?

O PS prepara-se hoje para dar um presente envenenado a Manuel Alegre.
Tal como há 5 anos o Partido Socialista prepara-se para entregar, de mão beijada, a vitória a Cavaco Silva.
Em 2005, Sócrates, com a conivência da grande maioria dos líderes distritais e nacionais do partido, apresentou Mário Soares, já depois (é bom não esquecer,muito depois) de Manuel Alegre ter manifestado a vontade de se candidatar à Presidência da República.O resultado foi o esperado: Sócrates e os "compadres" humilharam o grande estadista que foi Mário Soares, e a direita conquistou a Presidência.
Cinco anos depois a história está quase a repetir-se: os mesmos de há 5 anos atrás preparam-se para reeleger Cavaco. Sim, porque depois de tudo o que Sócrates e alguns líderes distritais/nacionais têm feito a vitória de Alegre torna-se muito difícil.
Tem o PS alternativa a Alegre? Não.
Então, porque razão demorou tanto tempo a apoiar Manuel Alegre? Porque razão Sócrates não mandou calar certos dirigentes do PS, como José Lelo, que só é deputado, porque vai no meio dos outros?
O PS já pensou que se Alegre desistir fica sem candidato credível?

segunda-feira, maio 24, 2010

GD de Montalegre "ainda respira"

Enquanto há vida há esperança.
Infelizmente, o Montalegre não depende só de si para se manter na 3ª divisão Nacional de Futebol. Depende do Marinhas ...
Poderemos dizer que, se descer, é injusto. Mas isso pouco adianta.
O José Manuel Viage merecia mais. Depois do promissor início de época, nada fazia prever que iríamos chegar à última jornada de calculadora na mão.
Só nos resta acreditar e, no próximo domingo, apoiar a equipa, no difícil jogo, em casa, contra o Santa Maria. E esperar que o Marinhas não perca contra o Fão.

quinta-feira, maio 20, 2010

Jorge Coelho

Que Jorge Coelho só não foi líder do PS porque não quis, já todos os socialistas o sabiam. Ontem ficamos a saber que o presidente executivo da Mota-Engil só não foi primeiro ministro porque não lhe apeteceu: "Se eu quisesse podia ter sido primeiro ministro", afirmou Jorge Coelho.
Sempre achei que Coelho era, claramente, melhor do que Sócrates. E foi pena não se ter candidatado a líder do PS. No entanto, é bom lembrar, que o primeiro ministro é eleito através do voto dos Portugueses ...

quarta-feira, maio 19, 2010

GD de Chaves

Segundo a LUSA, no último treino do Desportivo de Chaves desta época, instalou-se a confusão entre jogadores, adeptos e direcção. A polícia teve de ser chamada e dois adeptos identificados. Inacreditável ... mas é o pais FUTEBOLISTICO que temos. Vale tudo ... e, já o sabemos, não se vão encontrar culpados.
A anterior direcção, pelos vistos, gastou o que tinha e o quer não tinha. Esta,diz a LUSA, não paga a renda da casa dos jogadores, a que estava contratualmente obrigada, e deve vários meses aos jogadores ...
Em Agosto, há mais futebol em Chaves, tal como noutras Cidades e vilas do País ...

Com esta eu não contava

Hoje, o almoço, foi digo de um dia mais tarde ser recordado.
Começamos por discutir as opções de Carlos Queirós.
Resultado: unanimidade. Todos de acordo com a má opção, relativa a vários jogadores, tomada pelo treinador.
De seguida, passamos à comunicação de Cavaco ao País: todos de acordo quanto à inoportuna decisão do presidente. Com efeito, estando o país a viver uma das suas mais graves crises económico/financeiras como é que se compreende que o presidente escolha este tema, para se dirigir ao país, ainda para mais, quando o tema fazia parte do programa eleitoral do PS, que o país, embora sem maioria absoluta, escolheu.
Depois discutimos a face oculta e o PS. Divergência quase total.
Mas o pior estava para vir. Estando eu a defender o meu partido (PS), um amigo perguntou-me: punhas a mão no fogo pelo "fulano"? Respondi, obviamente, que não.
Mas ele continuou: e relativamente a fulano, fulano, fulana, e etc ... cá da terra. Não respondi. Mas o pior foi que ele não se calou ...
Ainda consegui responder que todos os partidos, associações ou clubes albergam pessoas menos recomendáveis, mas não os convenci ...

quinta-feira, maio 06, 2010

Cavaco/Sócrates.

No dia em que José Sócrates e o PS vão anunciar o apoio à candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República,o actual Presidente vai reunir com nove ex-ministros das Finanças para analisar a situação politico/económica do País.
A reunião tem um óbvio significado político: se, por um lado, pretende exercer forte pressão sobre o governo e as suas opções, por outro, pretende passar a imagem de que enquanto Cavaco se preocupa com o País, Sócrates apenas se preocupa com a situação interna do Partido Socialista.
Convém, no entanto, ter presente que todos estes dez ex-ministros das Finanças (Cavaco Silva foi também Ministro das Finanças) terão um quota-parte de responsabilidade na situação em que nos encontramos.
Espero que no final da reunião alguém os confronte com as suas próprias responsabilidades na situação em que o país se encontra.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.