Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

As novas/velhas medidas.

José Sócrates foi ao parlamento anunciar as medidas que o governo vai tomar: i) lançamento de 50 000 estágios, ii) interdição de estágios não remunerados e iii) determinar a inserção obrigatória dos estagiários na Segurança Social.

Ninguém se riu... É que ainda em Dezembro passado, o conselho de ministros aprovou uma resolução que determina o lançamento de “50 000 estágios profissionais para jovens“.

Com efeito, a Lei do Orçamento de Estado para 2011 inclui uma autorização legislativa com vista à regulamentação do estágios profissionais. Entre outros aspectos, a autorização legislativa estabelece: i) “a obrigatoriedade de pagamento de um subsídio mensal de estágio por parte da entidade promotora e de um subsídio de alimentação“, bem como de seguro de acidentes pessoais; ii) “que o estagiário não está abrangido por qualquer regime obrigatório de segurança social“.
Enfim ...

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

O estado não consegue atrair os bons quadros.

O director adjunto do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, Mário Centeno, deu uma entrevista ao PÚBLICO que vale a pena ler. A paginas tantas refere «no Estado, há essa coisa extraordinária em que o prémio salarial é muito maior nos salários mais baixos do que nos mais altos. O Estado paga muito mais do que os privados às pessoas com menos qualificações e isto distorce tudo. Incluindo o próprio Estado, que não consegue atrair os bons quadros porque não lhes paga o suficiente, e não lhes paga o suficiente porque arrasta o peso daquela mole de pessoas não-qualificadas a quem paga acima do mercado. É impossível instalar uma fábrica no interior de Portugal com câmaras municipais que são as maiores empregadoras, com programas operacionais disto e daquilo, com subsídios de desemprego… Não há maneira de concorrer com isto". É digno de reflexão ...

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Grande Zeca

O Zeca Afonso morreu há 24 anos.
Foi um grande patriota e um grande músico. Continua sempre presente entre nós.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

O médio oriente

A rebelião democrática no Médio Oriente continua. Depois da Tunísia e do Egipto o povo do Bahrein e da Líbia revolta-se contra as respectivas ditaduras.
Segundo a Al Jazirah o chefe da polícia ameaçou os manifestantes do Bahrein nos seguintes termos "se vocês se cotinuarem a manifestar contra a monarquia matamo-vos a todos". Mas o povo não desarma...Na Líbia acontece o mesmo. Muammar Kadhafi, garantiu hoje que «ainda não ordenou a utilização da força» para terminar com os protestos mas ameaçou os «rebeldes» com uma resposta «semelhante a Tiananmen (na China) ou em Falluja (no Iraque)». O povo luta.É que unido, jamais será vencido
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.