Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

domingo, novembro 18, 2012

As Fundações



O portal sapo coloca-nos, sob a forma de inquérito, a seguinte questão: “o PSD/CDS-PP quer alargar de 30% para 50% em 2013 o corte no financiamento das Fundações. Concorda?”
Esta é uma daquelas questões que, numa democracia adulta, nunca seria necessário coloca-la. Com efeito, a existência de uma fundação, só se devia justificar se alguém quisesse colocar o seu património ao serviço do bem comum, tal como Gulbenkian, Champalimaud e tantos outros fizeram.
Mas o que fez o “chico esperto” Português? Espreitou o “furo” da lei e arranjou maneira de meter ao bolso milhares de euros, oriundos do estado, e que este devia canalizar para o bem comum. O absurdo de tudo isto é que “os donos” das diferentes fundações ainda se arvoram de grandes defensores da causa pública.
Eu votei na opção “devia cortar ainda mais”.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.