Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

terça-feira, agosto 17, 2010

Porque arde Portugal?

Todos os anos é a mesma coisa: arde o que sobrou do ano anterior.
Culpados? Como de costume não existem.
Segundo dados oficiais, 97% dos fogos têm mão criminosa. Acho pouco. Não acredito que 3% dos incêndios se devam a factos naturais. É muito incêndio ...
A questão que devemos colocar e reflectir é esta: "porque razão há tantos incêndios"? Julgo que todos sabemos algumas das várias respostas que existem.
Comecemos por aquela que penso ser a que mais incêndios provoca: as queimadas. Elas são úteis e necessárias. Os pastores (e não só) são obrigados, todos os anos, a fazê-las. Infelizmente, por falta de diálogo e colaboração dos agentes responsáveis, fazem-no sem cuidado e na calada da noite, o que provoca perdas muito grandes para o País, muitas vezes com vidas humanas.
Experimente a protecção civil dialogar com os pastores e respectivos patrões, e fazer as queimadas com o auxilio dos bombeiros. Estou certo que os benefícios desta acção serão enormes.
Já agora, como foi possível deixar arder 95%, repito, 95% do parque ecológico da Madeira?
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.