Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

domingo, maio 22, 2011

Como foi possível?

As eleições raramente se ganham. Está mais do que provado que elas se perdem.
Cavaco Silva, tramou o PSD com a história do tabu: quando este partido acordou, já Guterres podia cantar vitória. O mais engraçado é que, fruto do tabu, Cavaco viu-se obrigado a concorrer às presidenciais e perdeu para Jorge Sampaio (bem feita).
Com a fuga de Guterres (que no primeiro mandato foi, sem duvida, o melhor primeiro ministro que Portugal já teve), o PS entregou de mão beijada o poder a Durão Barroso.
Este, pensando mais em si do que no País ou partido, fez como Guterres e fugiu. Santana Lopes aceitou sucedê-lo. Muitos já não se lembram, mas herdou a famosa "colocação de professores" que o COMPUTADOR não conseguia resolver. Os Docentes só foram colocados a meio de Outubro tendo provocado um enorme desgaste na imagem do Governo.
Jorge Sampaio esperou pela altura certa para derrubar o Governo. Pelo meio destruiu a imagem de Ferro Rodrigues, obrigando-o a abandonar a liderança do PS.
Sampaio marca eleições antecipadas dias depois do PS ter escolhido o sucessor de Ferro Rodrigues: José Sócrates.
Santana perde para o PS, com maioria absoluta.
Sócrates consegui-o a proeza de destruir essa maioria em poucos meses.
No dia 5 de Junho o País vai escolher, mais uma vez, um primeiro Ministro, não porque goste dele, mas porque se quer ver livre de quem o Governa.
Estará Portugal condenado a esta sina?
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.