Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

sexta-feira, outubro 26, 2007

O Ranking das Escolas

Estou, literalmente, Envergonhado.

Na Terça-Feira, a SIC, avançou com o "seu" Ranking das Escolas Secundárias, baseado nos dados facultados pelo Ministério da Educação.

É verdade que os critérios utilizados são SEMPRE subjectivos e sujeitos a várias interpretações. É também verdade que não podemos comparar uma escola do Restelo (Lisboa) com a secundária de Montalegre - mas também é verdade que com esses critérios "são contempladas" todas as Escolas do nível da Bento da Cruz.

Resultado da SIC: a Escola Secundária dr. Bento da Cruz encontra-se na posição 487. Melhor dizendo em 9º lugar a CONTAR do FIM.

Mas o pior estava para vir. Na quarta-Feira, a SIC avança com o Ranking das Escolas do 3º Ciclo (até ao 9º ano). A Bento da Cruz encontra-se na posição 925. Pior, a Bento da Cruz é a PIOR Escola do Concelho de Montalegre. A secundária do Baixo Barroso encontra-se na posição 846 e a Escola da Minas da Borralha em 670.

Podemos dar as voltas que quisermos aos critérios utilizados, mas a Secundária de Montalegre, quaisquer que sejam esses critérios, tem a OBRIGAÇÃO de ficar à frente das outras duas.

Porque não ficou?

PS. Independentemente da Secundária de Montalegre ter ficado atrás das outras duas do Concelho, o resultado obtido por qualquer uma das nossas Escolas, deve deixar-nos revoltados e envergonhados. Não há desculpas. Podemos ser pobres, mas não podemos deixar que nos tomem por BURROS.

Espero, que com carácter de urgência, seja convocado o Conselho Municipal de Educação, a fim de analisar os resultados e, mais importante, tomar, no âmbito das suas competências, medidas DRÁSTICAS no sentido de inverter, no mais curto espaço de tempo, estes resultados.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.