Grita Liberdade

"Não há lei mais injusta do que a lei da força"

quarta-feira, maio 01, 2013

O 1º de maio



Dando seguimento às heróicas lutas operárias de Chicago (1886), na defesa das oito horas de trabalho (que acabaram por conquistar um ano mais tarde, em 1889), o Congresso Operário Internacional decretou, na célebre reunião de Paris, o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
É triste verificar que nos dias de hoje, há entidades públicas que subcontratam operários para trabalhar no dia do trabalhador.
É verdade que sem luta, não há futuro melhor. Que sem a coragem e a HONESTIDADE dos trabalhadores não vamos a lado nenhum.
Mas não é menos verdade que poucos têm coragem de dizer não “ao poder totalitário”, vendo-se obrigado a trabalhar no dia em que, “graças ao sangue de muitos”, foi consagrado Mundialmente como o DIA DO TRABALHADOR.
 
AVISO: Este blogue não aceita comentários aos textos publicados. Não sendo um órgão de comunicação social, não deve explicações a quem quer que seja, só o visitando quem quer. É um espaço de OPINIÃO onde o autor, devidamente identificado, escreve o que lhe dá na gana, sem ofender quem quer que seja. No entanto, eventuais reações por parte dos leitores, serão tomadas em consideração (devendo para tal, ser enviadas através do e-mail gritaliberdade@sapo.pt), desde que o comentarista esteja devidamente identificado e a sua posição seja considerada de interesse para um debate franco, aberto e leal.